Imagem capa - Checklist para Festa Infantil - 7 Passos Infalíveis para Você Arrasar na Festa do seu(a) Filho(a)! por Juliana Prejioni
Dicas

Checklist para Festa Infantil - 7 Passos Infalíveis para Você Arrasar na Festa do seu(a) Filho(a)!

Planejar uma festa infantil pode ser um grande desafio diante de tantos detalhes que não podem ser esquecidos. Data da festa, local, tema, convites, bolo, decoração, lembrancinhas, fotografia….ufa! Quanta coisa, não é mesmo?

A pergunta que vem é: como eu vou dar conta disso tudo? Calma….posso garantir que tudo dará certo. Como fotógrafa de eventos infantis, muitas vezes acompanho de pertinho todo esse passo a passo com as mamães e uma coisa é fundamental, organização. Para te ajudar a criar uma festa linda para o seu(a) pequeno(a) sem estresse, disponibilizo aqui um checklist bem completo e explicado. São 7 passos infalíveis!

Pronta para nunca mais se desesperar quando tiver que planejar uma festinha infantil? Então vamos lá…..


Passo 1 - Definindo os detalhes principais - Prazo: o quanto antes


- Escolha data e horário da festa - se você optar por fazer em uma casa de festas, normalmente o período é de 4 horas de evento. Caso a festa seja em outro local como o play da sua casa, você terá mais flexibilidade neste ponto.  
- Escolha do tema - ele é muito importante, pois vai ser a base de muitas das outras decisões. Converse com seu(a) pequeno (a) e defina o quanto antes.
- Faça a lista de convidados - o número correto de convidados é importante para definir outros itens como comida, bebida, tamanho do bolo e lembranças. Conte com uma flexibilidade para chamar um pouco mais que o limite estabelecido, pois sempre tem os que acabam faltando. Use uma margem de 10%.
- Saiba o quanto você está disposta a gastar - a partir disso, você poderá definir que tipo de festa irá fazer e poderá destinar corretamente a verba para cada item.
- Decida onde vai ser a festa - com a data escolhida e o orçamento em mãos, você poderá definir o local (casa de festas, play, sua casa, etc). Faça a reserva, se necessário.
- Encomende convites e lembrancinhas - com o tema e o número de convidados definidos, você poderá providenciar os convites e as lembrancinhas. Lembre-se que, no caso de festa infantil, normalmente, as lembranças são para as crianças e, por isso, deverá ter esse número separado. Caso você mesma fique responsável por fazer ambos, compre o material necessário para começar a confecção, sem pressa.





Passo 2 - Planejando o evento - Prazo: 2 meses antes



- Planeje o cardápio e calcule a quantidade - caso você tenha contratado uma casa de festas para realizar o evento, não deverá ter dor de cabeça neste item. A maioria dessas casas já oferece o cardápio com tudo calculado para a quantidade de convidados que contratou e por vezes você poderá fazer algumas trocas. Já no caso de você montar a festa, um buffet poderá ser contratado para servir ou você poderá preparar as comidinhas por conta própria. Para quem não tem muito tempo,  uma boa sugestão é servir um lanchinho mais rápido como pipoca, biscoitos e cachorro quente.
- Decida se você contratará serviço de garçons e recreação infantil - se você contratou uma casa de festas, possivelmente, esses serviços já estarão incluídos. Se você irá fazer a festa por conta própria, é interessante pensar no seu orçamento e priorizar alguns serviços,. Para recreação você poderá alugar brinquedos como pula-pula, piscina de bolinhas e cama-elástica ou contratar recreadores como mágicos, palhaços ou monitoras. Essa é uma dica certeira!
- Contrate um fotógrafo - sobre esse item eu sou suspeita em falar! Brincadeiras à parte, a presença de um fotógrafo profissional é muito importante. Nós sabemos bem como os pequenos ficam felizes em comemorar seus aniversários e como deixar de registrar essa felicidade? A cada ano que passa eles aprendem coisas novas, crescem e tudo ganha um novo sentido. Esses registros não tem preço. Com certeza eles amarão rever essas fotos, em boa qualidade, daqui há alguns anos. ;)    
- Envie o Save the Date ― pode ser por e-mail ou Whatsapp. A ideia é avisar aos convidados com antecedência quando será a festa. Assim, mesmo antes de receber o convite oficial, as pessoas já podem reservar o dia do evento na agenda.
- Compre ou contrate a decoração da festa - se você contratou uma casa de festas, vale a pena confirmar o que de decoração será disponibilizado. Caso você precise comprar toda a decoração ou parte dela, essa é a hora. Começando agora, tudo estará pronto no dia da festa. Além disso, você ainda terá a possibilidade de contratar um serviço de decoração.



Passo 3 - Estabelecendo o que não pode faltar - Prazo: 1 mês antes



- Faça as encomendas para festa - esse é o momento de entrar em contato com os fornecedores dos docinhos, salgados e o bolo.
- Compre o material a ser usado na festa - faça uma lista de todo material que será usado, organize de acordo com seu orçamento e vá às compras. Alguns desses itens são: toalhas, balões, copos, talheres, pratos, guardanapos, bandejas para doces e salgados, bonecos com o tema da festa, fita dupla face, vela, fósforo e etc.
- Comece a preparar as lembrancinhas - com o material já comprado, chegou a hora de começar a montar as lembrancinhas.
- Verifique se será necessário alugar mesas ou cadeiras - aproveite agora para alugar com um fornecedor de confiança.
- Envie os convites.



Passo 4 - Acertando os últimos detalhes - Prazo:  entre 2 e 1 semana antes



- Prepare os itens para o lavabo (toalha, sabonete líquido) - se a festa for em sua casa/play, é muito importante atentar-se para esses itens.
- Finalize as lembrancinhas e enfeites - agora é só finalizar e organizar as lembranças ou enfeites que você já estava preparando.
- Deixe a decoração toda organizada para somente montar na hora - pode ser que no dia da festa você tenha muita coisa para lembrar e executar, então diminua seu trabalho deixando tudo organizado.
- Compre ingredientes de tudo que será produzido em casa (petiscos, docinhos, pipoca), assim como as bebidas.
- Prepare uma playlist de músicas infantis para tocar durante a festa e, caso necessário,  providencie caixas de som.
- Escolha a roupinha que o(a) aniversariante irá usar - não esqueça de considerar a opinião dele(a).





Passo 5 - Conferindo todos os pontos -  Prazo: na semana da festa



- Cheque tudo – recorra a esse checklist e repasse todos os pontos. Se houver alguma pendência, ainda dá tempo de resolver.

Passo 6 - Concluindo o que está pendente - Prazo:  1 dia antes da festa



- Verifique se todos os itens de decoração e cardápio estão ok.
- Coloque as bebidas para gelar.
- Prepare as guloseimas.
- Limpe o salão ou lugar em que será realizada a festa.
- Prepare o lavabo - verifique se tem papel, toalha, sabonete e etc.
- Compre sacos de gelo para as bebidas e deixe em isopor ou freezer.
- Comece a decoração do salão ou local.
- Garanta que seu(a) pequeno(a) tenha uma boa noite de sono.



Passo 7 - Agora sim! Curtindo o evento - Prazo: no dia da festa



- Busque ou aguarde a entrega do que foi encomendado.
- Confira se a decoração está ok.
- Encha os balões.
- Prepare a mesa principal da festa.
- Separe um local para os presentes.
- Curta a festa com seu(a) filho(a).



Viu só? Está tudo explicadinho nos mínimos detalhes para que você possa fazer uma festa incrível.

Não esqueça de ter atenção aos termos, detalhes e prazos do que está contratando. Com tudo claro, você  só terá a responsabilidade de se divertir ao lado de sua família no dia da festa.

Me diz o que você  achou ou sugira novos temas para conversarmos aqui.

Beijos,

Ju.



Algumas sugestões que eu confio:
- Confeiteira: A Moça do Bolo 
- Local para buscar fornecedores de convites e lembrancinhas: Elo 7
- Fotógrafa: eu! Clique aqui e entre em contato comigo.



*Casa de festas das fotos: Point da Alegria



Fontes:
https://blog.elo7.com.br/festas/checklist-aniversario-infantil-confira.html
https://claudia.abril.com.br/sua-vida/checklist-providencie-todos-os-detalhes-da-festa-de-aniversario-do-seu-filho/
https://www.aminhafestinha.com/checklist-festa-infantil/